Mundial de Motovelocidade – Prévia ilustrada do GP da França 2011!
MotoGP – Espanha imbatível!
Decorridas três etapas da temporada 2011, o Mundial de MotoGP já entrou para a história da motovelocidade, com disputas emocionantes na pista e uma dose de rivalidade competitiva intensa fora dela, dando um tempero extra ao que está se configurando como uma batalha fantástica pelo título mundial .
O drama continua neste fim de semana em Le Mans, onde o Campeão do Mundo Jorge Lorenzo está a caminho do Grande Prémio da França segurando uma magra vantagem de quatro pontos sobre Dani Pedrosa no topo da classificação, do campeonato. O piloto da Yamaha Racing, que venceu esse GP ano passado, está se preparando para seu GP número 150 neste final de semana, o que fará dele o mais jovem piloto de sempre a atingir a marca (superando o atual recordista Pedrosa).
Lorenzo sabe que seu rival da Repsol Honda está se sentindo em forma após a primeira vitória dele em 2011 na corrida anterior em Portugal, e está agora no nível do conterrâneo-rival, com 36 vitórias em GP’s.
Casey Stoner está 20 pontos atrás do companheiro de equipe Honda Repsol-depois de três corridas, e fará a tentativa de tomar o que seria apenas seu segundo pódio em Le Mans em todas as classes.
O australiano é seguido no campeonato por Valentino Rossi, que venceu em Le Mans por três vezes na categoria rainha (sete pódios no total), e vai pressionar por um pódio em um circuito onde a fábrica Ducati nunca venceu uma corrida de MotoGP.
Nicky Hayden, companheiro de Rossi na Ducati, e Andrea Dovizioso, da Repsol Honda , estão empatados em pontos e terminaram respectivamente quarto e terceiro na corrida do ano passado em Le Mans, e Hiroshi Aoyama, que teve um bom início de temporada com a San Carlo Honda Gresini, tentarão manter o bom momento na França.
O piloto japonês está à frente do companheiro de equipe Marco Simoncelli, que obteve a quinta colocação no Catar e depois caiu nas duas últimas corridas, em Jerez e no Estoril, sem pontuar, mas exibindo um ritmo ao longo dos finais de semana.
O estreante britânico Cal Crutchlow continua em uma curva ascendente na Monster Yamaha Tech 3 e fará estréia histórica em Le Mans. O companheiro de equipe Colin Edwards já esteve duas vezes no pódio nessa pista e os dois estão confiantes de manter o impressionante ritmo apresentado em Portugal, pois a equipe Tech 3 do francês Hervé Poncharal estará correndo “em casa”.
Hector Barbera (Mapfre Aspar) caiu em uma corrida da MotoGP pela primeira vez em Portugal e está determinado a compensar isso na França, assim como o estreante Karel Abraham (Cardion AB Motoracing). Toni Elias (Honda LCR) venceu duas vezes em Le Mans (uma vez nas 250s e ano passado na Moto2).
Ben Spies (Yamaha Factory Racing) não começou a temporada como gostaria, depois de dois acidentes nas duas últimas corridas, e sua meta será marcar pontos no circuito em que ele não terminou a corrida do ano passado.
A dupla da Pramac Racing, Loris Capirossi e Randy de Puniet vai tentar melhorar os resultados de Portugal com mais um passo encorajador para a frente, enquanto Alvaro Bautista teve tempo para recuperar sua lesão no Catar após o retorno no Estoril.
Moto 2 – Todos contra Bradl!
O show da Moto2 chega a Le Mans com o alemão Stefan Bradl (Viessmann Kiefer Racing), comandando a categoria. Bradl largou na pole nos três Grandes Prêmios que abriram a temporada de 2011, obteve duas vitórias (Catar e Estoril), e atualmente lidera a classificação do campeonato, 13 pontos à frente de Andrea Iannone.
O italiano entregou a liderança do Campeonato para Bradl em Portugal, quando deslizou para fora da corrida com três voltas do fim, e vai tentar recuperar o terreno perdido em Le Mans. É um circuito em que Iannone tem como melhor resultado o quarto lugar na corrida Moto2 do ano passado.
Simone Corsi (Ioda Racing Project) teve um início consistente na temporada e marcou um pódio em Le Mans no ano passado na corrida de Moto2.
Thomas Lüthi (Interwetten Paddock Moto2) retorna ao cenário de sua última vitória no Mundial ( na 125s em 2006) determinado a conquistar a primeira vitória na categoria depois de ter caído em Portugal quando liderava.
Julián Simón chegou ao primeiro pódio do ano em Portugal e foi segundo na corrida de Moto2 ano passado em Le Mans. O piloto da Mapfre Aspar também está buscando a primeira vitória na Moto 2.
Yuki Takahashi, que também esteve no pódio pela primeira vez este ano no Estoril, volta ao local onde ele venceu sua primeira corrida no GP de 2006 na classe 250cc.
Bradley Smith (Tech 3) e Scott Redding (Marc VDS Racing) tiveram corridas difíceis em Portugal e vão estar ansiosos para colocar a terceira rodada para trás com fortes resultados na França.
O último dos dois ainda está em busca de seus primeiros pontos na temporada, assim como o Campeão do Mundo de 125cc em 2010, Marc Márquez (Team Repsol CatalunyaCaixa).
O piloto italiano Claudio Corti (Italtrans) passará por um exame médico na quinta-feira para avaliar a sua situação física, depois de sofrer uma lesão no ombro em Portugal.
Dois pilotos convidados da FIM também vão andar em Le Mans neste final de semana, o australiano Alex Cudlin, de Moriwaki pela QMMF Racing Team e o sul africano Steven in Odendaal que alinha de Suter, sob a bandeira da MS Racing.
125cc – Terol, perfeito…
Nico Terol continua a ser o piloto a ser batido na categoria de 125cc, depois de ter aberto uma vantagem de 25 pontos na classificação do campeonato após apenas três rodadas. O piloto da Bankia Aspar venceu as três primeiras corridas da temporada – o primeiro piloto a fazê-lo desde Masao Azuma em 1999 – e em Le Mans vai alinhar para o seu GP de número 100, todos disputados na classe de 125cc.
Com o espanhol de forma tão forte, um pelotão se formou em seu rastro, com duo alemão Sandro Cortese (Intacto Racing Team Germany) e Jonas Folger (Red Bull Ajo Motorsport) e o francês Johann Zarco (Avant-AirAsia-Ajo), um trio de pilotos lutando entre si. Cortese lidera o trio, enquanto Folger e Zarco estão empatados em pontos.
O piloto francês vai estar ansioso por um resultado marcante em casa , depois de pisar no pódio nas duas últimas corridas consecutivas.
Mas são muitos os concorrentes em forma. Os espanhóis Efrén Vázquez (Avant-AirAsia-Ajo) e Sergio Gadea (Blusens por Paris Hilton Racing Team) sabem que terão de produzir bons resultados na França para manter contato com aqueles à frente deles na temporada.
Enquanto isso, o novato companheiro de equipe de Gadea, Maverick Viñales vem de grande exibição em Portugal, onde perdeu o primeiro pódio no seu terceiro GP por apenas dois milésimos de segundo.
Outros novatos podem surpreender, especialmente Danny Kent (Red Bull Ajo Motorsport) e Miguel Oliveira (Team Andalucía Banca Cívica) , que continuam a impressionar, enquanto o piloto inglês Taylor Mackenzie (Phonica Racing) vai esperar a avaliação médica para ser declarado apto a andar após um acidente no QP no Estoril que o deixou de fora da corrida com uma lesão no ombro.
Três pilotos convidados (wild cards) irão completar o esquadrão das 125cc em Le Mans; os jovens franceses Kevin Szalai (Maxiscoot MVT Racing) e Kevin Thobois (Team RMS) e o piloto suíço Patrick Meile (Albatros Racing).
0 comentários:
Postar um comentário